Simplesmente observe o seu cliente!

Sabe quando você entra em um lugar e começa a analisar tudo o que acontece, e na sua própria cabeça começa a estruturar uma pesquisa, pensando em entender o tipo de cliente que frequenta aquele lugar, no que fez cada um que está ali escolheu aquele lugar. Sabe? Não? Pode falar que não sabe e que o louco aqui sou eu, tenho convicção de que isso não acontece com todos.

Sendo assim, enquanto eu esperava para ser atendido no salão de cabeleireiro eu pensei como é importante conhecer bem o seu cliente para iniciar qualquer ação de marketing.

O ideal seria usar pesquisas, desenvolver um questionário direcionado a entender as necessidades e vontades dos clientes, mas isso é caro e muitas vezes inviável para um pequeno empreendedor. Vamos trabalhar com o que temos.

Pra exemplificar, vamos usar um salão de cabeleireiro. Até porque foi lá que eu comecei a escrever esse texto.

Basicamente todos procuram o cabeleireiro para cuidar dos cabelos, para cortar, pintar, alongar, ou seja, procuramos um profissional especializado nessa área. Porém, para algumas pessoas não basta apenas ter o cabelo bem cuidado, localização, pessoas que frequentam, organização, preço, atendimento e até a forma de pagamento conta na hora da escolha de um cabeleireiro.

Em São Paulo tem crescido muito a quantidade de barbearias, cabeleireiros especializados em cortes masculinos, nelas enquanto você espera para ser atendido pode tomar uma cerveja, ler umas revistas e até tirar umas fotos (esses lugares geralmente valem uma foto para as redes sociais). Isso mostra que alguns homens querem um pouco mais do que cortar o cabelo, querem poder relaxar e aproveitar esse tempo fazendo outras coisas, e não se importam de pagar um pouco mais por isso.

Esse foi só um exemplo de alguns empresários que viram a oportunidade de ter um serviço diferenciado e por isso poder cobrar um pouco mais pelo mesmo serviço.

Provavelmente, esses empresários observaram e entenderam bem quem era o público-alvo deles. Nem sempre precisamos de pesquisas super elaboradas, muitas vezes uma boa conversa enquanto o cliente corta o cabelo resolva. “Ah mas meu cliente não gosta de falar” sem problemas, a forma de pagamento, a periodicidade que aquele cliente passa por ali, o horário que ele costuma aparecer, são ótimos indicadores.

Muitas vezes a maior parte das respostas para as nossas dúvidas são respondidas pelos nossos próprios clientes, basta ficarmos atentos as eles. Atento as preferências, necessidades, comportamento, simplesmente observe o seu cliente.

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